sexta-feira, 16 de março de 2012

Poder Judiciário de Imperatriz incentiva conciliação

IMPERATRIZ - O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) criou, em Imperatriz, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, com esse centro, que estimula acordos voluntários, com homologação pela justiça, de forma rápida e sem custos para as partes.

Dados do relatório de atividades do órgão revelam que, em média, são realizados 70 atendimentos por mês. De outubro de 2011 a fevereiro de 2012, mais de 70 audiências foram marcadas. Como os envolvidos são “convidados” e não “intimados”, um total de 46 audiências foram realizadas, sendo que 43 resultaram em acordo.

"A conciliação é uma forma inteligente e ágil de resolver conflitos, sem que seja necessário que a pessoa entre com um processo na Justiça comum. O saldo das conciliações realizadas é 95% positivo, pois, acima de tudo, proporciona economia de tempo e de dinheiro para solucionar um problema", explica Aristeu Ferreira Guimarães, coordenador do Centro.

Métodos consensuais - O procedimento é simples. Se um cidadão tem um problema de ordem cível e procura o Centro para tentar uma conciliação, este convida a outra parte para comparecer em data pré-agendada e informada em tempo hábil aos interessados. No local, as partes recebem orientação e decidem se querem ou não dar início à conciliação. Havendo acordo, é feita a homologação pelo juiz supervisor.
fonte:IMIRANTE

Nenhum comentário: